segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Castanhas Portuguesas



Estamos na época das castanhas portuguesas. É um ingrediente muito tradicional na cozinha lusitana, que pode ser preparado de várias maneiras: assado, cozido, em purês, sopas, etc.

Aqui no Brasil elas são muito procuradas para as festas de fim de ano. Inclusive, ao lado da França e da Espanha, somos os maiores importadores dessa iguaria.*

Eu nunca tinha experimentado, vi no mercado e não resisti. Descobri como preparar (com a Vera, mãe da Rê), fiz e adorei! Definitivamente, vou incluir no meu cardápio de Natal!

Comecei com um preparo mais básico: cozidas. Basta fazer um pequeno corte no lado mais arredondado das castanhas e cozinhar em água com sal até elas ficarem macias.
É mais fácil descascá-las ainda quentes.

Vou experimentar receitas mais requintadas, quem sabe um Marron Glacé (criação dos franceses).... mas isso será assunto para outro post...

*Fonte: Revista Verdemar nº9, pág. 16.

13 comentários:

Carol disse...

Uma delícia mesmo! Também nunca tinha experimentado e adorei!!!

Flavinha disse...

oi Isabela! achei seu blog enquanto procurava receitas de castanhas portuguesas assadas!
muito legal! e parecido com o meu!
um abraço!
Flavia

Anônimo disse...

Olá Isabela!!
Já tinha experimentado porém nunca tinha feito e quando ganhei uma porção delas fique tão feliz com o presente que descasquei e comir, percebir que o gosto não era o mesmo rssrrs. Então fui em busca de como preparar uma Castanha Portuguêsa rsrsrs.
Gostei do site!!
Bjos!

Claudia Ribeiro

Marco Venício disse...

Olá, voce sabe qual o tempo de preparo para ASSAR castanhas portuguesas?

Obrigado Marco

Wilson disse...

Obrigada... Esa receita salvou parte do Natal da minha família..rsrsrs

Isabela Tibo disse...

Olá Marco, nunca fiz as castanhas assadas, realmente não sei te responder...

Oi Wilson, fico feliz de ter ajudado ;)

Feliz Natal!!!

Anônimo disse...

Como preparar Castanha Portuguesa: Primeiro lave-as bem. Depois, como têm formato de um coração, coloque como se fosse um coração de cabeça para baixo. Retire, com uma faca, um tampo a partir do meio até o canto da parte chata (cabeça). Coloque numa panela normal (sem pressão), cubra com 3 dedos de água, coloque sal e ferva por 25 minutos em fogo baixo. Escorra a áqua, passe uma leve pitada de sal na casca, coloque num assadeira e leve ao forno por 40 a 50 minutos (virar com 30 minutos). Fica assada, porém suculenta. Não fica seca,nem muito mole e fácil de descascar.

Anônimo disse...

alguem sabe como assar?

Giellen disse...

Oi Isabela! Assim como a Flávia achei o blog enquanto procurava coisas á respeito da castanha portuguesa(que eu ainda nem sabia que era castanha portuguesa). Tenho uma árvore dela em minha casa a muitos anos e nunca descobrimos o que era. Estou descobrindo agora! Muito legal! Nós comíamos assada na brasa ou cozida.
Um abraço!
Giellen

Isabela Tibo disse...

Olá anônimo! Bom, ainda não preparei as castanhas assadas, mas um dos comentários acima explica tudo direitinho ;)
Giellen, que luxo ter uma árvore de castanha portuguesa em casa!
Abs!

Flávia Janiny disse...

Vou experimentar cozida neste natal.
Adorei o blog!parabéns!

Isabela Tibo disse...

Oi Flávia! Depois me conta o que achou! Esse ano fizemos o recheio do Peru com castanhas portuguesas, ficou muito bom! Bjs

Manuela Almeida disse...

As castanhas são muito fáceis de assar. golpeiam-se com uma faca, temperam-se com sal e vão ao forno durante 15 minutos. Depois de assadas, coloca-se um pano por cima durante 10 minutos para recozerem e bom apetite.
sugestão: acompanhe com carne assada