sábado, 5 de setembro de 2009

Bacalhau com esparregado de espinafre da Bel


"Trocando figurinhas" com minhas colegas de faculdade, peguei essa receita de bacalhau com a Bel. Fiquei com água na boca só de ouvir ela falar. Como tinha um bacalhau dessalgado no congelador, fiz hoje mesmo no almoço aqui em casa. Uma delícia!!!

BACALHAU COM ESPARREGADO DE ESPINAFRE

Ingredientes:
- 1kg de bacalhau dessalgado e desfiado
- 500g de cebola, picadinha
- 3 dentes de alho, picadinhos
- 12 ovos inteiros
- 400g de batata palha
- azeite o quanto baste

Esparregado de espinafre:
- 2 molhos grandes de espinafre
- 2 colheres de sopa de manteiga (30g)
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo (30g)
- 500ml de leite

Preparo:
1 - Refoque a cebola e o alho no azeite até dourar, junte o bacalhau desfiado, tampe a panela e deixe ele cozinhar. (Eu coloquei o bacalhau dessalgado em água fervente por alguns segundos e depois desfiei em lascas grandes, refoguei por alguns minutinhos com a mistura de cebola e alho)
2 - Em uma outra panela, coloque um pouco de azeite e junte os ovos inteiros, deixe firmar um pouco, para formar pedaços grandes, e depois mexa. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
3 - Coloque os ovos mexidos na panela do bacalhau, misture e acerte o tempero. Salpique salsa picadinha. Aproximadamente 30 minutos antes de servir, junte a batata palha e misture bem. (Misturei a batata alguns minutos antes de servir e achei que ficou ótimo)
4 - Para preparar o molho, derreta a manteiga em uma panela e junte a farinha de trigo. Deixe dourar e acrescente o leite (coloquei um pouco de creme de leite também), batendo com um fouet para não empelotar. Deixe engrossar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
5- Cozinhe o espinafre em água com sal, pique e aperte bem para escorrer o líquido. Bata no liquidificador com o molho béchamel até formar um molho verde. Acerte o tempero. Sirva quente com o bacalhau.

2 comentários:

barbaralbuquerque disse...

Adorei!! Deu água na boca também! Vou fazer!! Vcs duas são demais!!!
Beijo!

Isabela Tibo disse...

Oi Bárbara, o bacalhau da Bel é de dar água na boca mesmo... não deixe de fazer, é muito bom!
Beijinhos!