domingo, 17 de outubro de 2010

Homus e pão sírio


Acabei com um potinho de homus sexta-feira e já fiz mais hoje, estou viciada! Levei a metade para a casa de um amigo, vamos ver quanto tempo vai durar a outra metade.

É super saudável (se consumida com o pão sírio, fornece proteínas completas, conforme informado no livro Chef Profissional, do Instituto Americano de Culinária) e não é difícil de fazer, só é preciso um pouquinho de paciência para tirar a pele do grão de bico. Vale o esforço!


Homus ou hummus (pasta de grão de bico)

Ingredientes:
- 1 xícara de grão de bico
- 1 dente de alho
- suco de 1/2 limão siciliano
- Q.B. de azeite extra virgem
- Q.B. de cominho
- Q.B. de sal e pimenta do reino
- 2 colheres de sopa de tahine*
- Q.B. de hortelã picada

Preparo:
Lave o grão de bico e deixe de molho por, no mínimo, 4 horas. Cozinhe com água suficiente para cobrir os grãos. Tire a pele e processe com o alho, o suco de limão, um pouco da água do cozimento e um pouco de azeite. Se estiver muito denso, acrescente mais um pouco de água e azeite. Tempere com sal, pimenta do reino e cominho. Junte o tahine e volte a processar. Misture a hortelã picada. Regue com azeite e sirva com pão sírio.

Rendimento: 500g

*Tahine é uma pasta feita de gergelim muito utilizada na cozinha árabe. Comprei pronta a que usei, mas se quiser preparar em casa, é só seguir a receita da Neide, do Come-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tive o privilégio de provar o homus da Bela e é de dar àgua na boca só de lembrar... sensacional!
querida dupla vc tem talento demais!
beijoss bel

Isabela Tibo disse...

Bel, você é fofa! Bjs!