sábado, 30 de abril de 2011

Cream cheese cinnamon rolls

Sempre tenho saudades das guloseimas americanas do tempo do meu intercâmbio, caramel popcorn, cookies quentinhos, pretzels, cinnamon roll, adoro! Vi essa receita na Saveur e separei para fazer com minha mãe na semana santa, mas não deu tempo, a programação foi intensa (rsrsrs). Fiz essa semana e deu super certo. A princípio, achei que fosse complicado, mas não tem segredo. Piece of cake!

No site da Saveur tem um passo a passo muito bom, fica bem mais fácil entender o processo.

Cream cheese cinnamon rolls
(receita muito pouco adaptada da Saveur)

Para a massa:
7g de fermento biológico seco
1/2 colher de sopa + 1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de leite, em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de essência de baunilha
1 ovo
1 gema
2 3/4 xícara de farinha de trigo, peneirada
3/4 colher de sopa de sal
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Para o recheio:
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de nozes, picadas
1⁄4 xícara de amêndoas, picadas
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 colher de sopa de sal (colocar um pouco menos)
1 pitada de five spice (foi o que usei no lugar do cravo em pó que pedia a receita original)
2 colheres de sopa de maple syrup

115g de cream cheese, em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de manteiga derretida

Para a cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de buttermilk*

1 - No bowl da batedeira, coloque o fermento, 1/2 colher de sopa de açúcar, e 1/4 de xícara de água morna. Misture e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Adicione o restante do açúcar, o leite, o açúcar mascavo, a essência de baunilha, ovo e gema. Bata em velocidade baixa (use o gancho da batedeira) por cerca de 1 minuto. Aos poucos, adicione a farinha e o sal. Aumente a velocidade para média e bata até que massa fique homogênea. Aumente a velocidade e bata por cerca de 4 minutos. Adicione a manteiga e continue batendo até que massa fique lisa e solte do bowl da batedeira, cerca de 6 minutos. Tire o bowl da batedeira, cubra com filme plástico. Deixe crescer por 1 1/2 - 2 horas, até que tenha dobrado de volume.

2 - Enquanto isso, prepare o recheio. Misture o açúcar branco e mascavo, nozes, amêndoas, canela, five spice e sal em uma tigela. Junte o maple syrup e misture bem. Reserve.

3 - Soque a massa e coloque em uma superfície bem enfarinhada. Sove a massa até que não esteja mais grudenta (cerca de 1 minutos), coloque mais farinha na bancada, se necessário. Abra a massa com um rolo em formato retangular. Em uma tigela, bata o cream cheese com uma espátula até que fique cremoso. Espalhe por cima da massa e depois dobre em terços, como se dobra uma carta para colocar dentro de um envelope. Dobre mais uma vez, a partir das pontas abertas, formando um pequeno quadrado. Vire a massa deixando a parte aberta para baixo e abra com um rolo no sentido do comprimento, formando um retângulo novamente.

4 - Gire a massa 90oC, deixando a ponta menor paralela a você. Pincele a massa com a manteiga derretida. Coloque o recheio reservado, deixando uma borda sem recheio na ponta menor mais distante de você. Aperte delicadamente o recheio. Enrole a massa cmo um rocambole apertado a partir da ponta menor perto de você. Corte as pontas irregulares da massa e depois divida em oito pedaços iguais. Coloque em um tabuleiro de 23x34cm, untado e enfarinhado, com distâncias iguai um do outro. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 2 horas. Se quiser, pode colocar na geladeira e deixar na geladeira de um dia para o outro, deixe crescer antes de assar.

5 - Aqueça o forno a 190oC. Tire o filme do tabuleiro e asse os cinnamon rolls até que estejam dourados, cerca de 25 minutos.

6 - Misture o açúcar e o buttermilk em uma tigela até ficar homogêneo. Tire os cinnamon rolls do forno, pincele com o restante da manteiga derretida e deixe esfriar por 5 minutos. Com um garfo, derrame a cobertura por cima dos pães. Sirva imediatamente.

* Buttermilk é o soro do leite coalhado que resta do processo de fabricação da manteiga, não encontramos para comprar no Brasil. Para preparar em casa, misture 1 colher de sopa de suco de limão a 1 xícara de leite desnatado. Deixe descansar em temperatura ambiente até que talhe, cerca de 10 minutos. Para saber mais sobre buttermilk, crème fraîche, sour cream, clique aqui.

3 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Que coisa boa amiga...maravilha...bjokitass

Kelly disse...

Olá! Gosto muito de seu blog, suas receitas... Já faz tempo que passo por aqui, mas somente hoje eu vi não estava te seguindo, ainda! Bem, mas já resolvi isso!
Eu tenho um blog também, se vc quiser conhecer, será um prazer te receber lá:

http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/

A receita de hoje é a minha cara, rss.

Beijos e parabéns!

Anônimo disse...

Maravilhoso, Isabela!

Bjs

Vera