sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Quiche de alho porró


Continuo comendo muita salada, muita fruta e correndo, então não foi só mais uma resolução de ano novo não cumprida, como várias são. Ufa! Mas isso também não quer dizer que não como mais nada que leva manteiga, creme de leite e afins. Acho que o importante é não exagerar pra poder comer sempre de tudo.

Dito isso, vamos a receita de hoje: quiche! Receita classicona francesa que amo e não enjoo nunca. Minhas preferidas são a Lorraine (bacon e queijo gruyère) e a de alho porró. Para quem gosta de presunto cru e cogumelo, essa quiche aqui é imperdível.
 
Quiche de alho porró

Ingredientes:
Massa
Farinha de trigo - 200g
Manteiga - 100g
Ovo, médio - 1 unid
Sal - 1 pitada

Recheio
Alho porró - 2 unids
Queijo gruyère - 80g
Parmesão, ralado - 30g

Creme de leite fresco - 250g
Leite - 150g
Ovos - 3 unids
Sal - Q.S.
Pimenta do reino - Q.S.
Noz moscada - Q.S.

Preparo:
Massa
1 - Misturar a farinha e o sal, juntar a manteiga (cortada em dados),  amassar com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Adicionar o ovo e, se necessário, 1 colher de sopa de água gelada. Enrolar com filme plástico e refrigerar por, no mínimo, 30 minutos.
2 - Abrir a massa com um rolo entre duas folha de papel manteiga, colocar em forma com fundo removível, furar a massa com garfo e levar ao forno pré-aquecido à 180ºC por 10 minutos. Tirar do forno e deixe esfriar.

Recheio
1 - Refogar o alho-porró em um fio de azeite até murchar. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Reservar.
2 - Bater os ovos, o creme de leite e o leite com o fouet. Temperar com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reservar.
3 - Cobrir o fundo da forma com o queijo gruyère ralado e, por cima, colocar o alho porró. Colocar o creme de ovos, polvilhar parmesão ralado e assar por cerca de 30 minutos.

Para quiches individuais, abrir a massa, cortar com um aro e cobrir as formas individuais. Usei formas de 9cm de diâmetro e renderam 12 unidades.

Um comentário: