quinta-feira, 21 de março de 2013

Salada grega com Feta grelhado

Essa é uma salada tradicional da culinária grega, muito refrescante e super saudável. Já publiquei a receita aqui no blog, mas essa versão é um pouquinho diferente, o queijo Feta é grelhado e, no lugar dos croutons tradicionais, usei torradinhas de pão sírio, fininhas, crocantes e lindas!

A azeitona não aparece na foto, porque me esqueci completamente dela (oops) no dia que fiz, não façam  o mesmo, ela faz falta! A porção pode também ser bem mais generosa que essa (a salada é deliciosa), estava testando para uma aula, por isso essa quantidade ;)

SALADA GREGA COM FETA GRELHADO

Ingredientes (8 porções):
- 400g de tomatinhos sweet grape, partidos ao meio
- 1 pimentão amarelo, sem sementes, em julienne
- 1 pepino japonês, em rodelas
- 2 cebolas roxas, em julienne
- 1 colher de chá de orégano fresco
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 300g de queijo Feta*
- Q.S. de azeitonas pretas Kalamata
- Q.S. de sal
- Q.S. de pimenta do reino
- Mix de alface
- 4 unids de pão sírio

Molho:
- suco de 2 limões siciliano
- Q.S. de azeite
- 1 pitada de açúcar
- Q.S. de sal
- Q.S. de pimenta do reino

Preparo:
1 – Deixar a cebola cortada de molho em água com gelo por alguns minutos. Misturar o tomate, o pimentão, o pepino e a cebola escorrida. Temperar com sal e pimenta do reino. Regar com o azeite e o vinagre. Polvilhar o orégano e misturar bem. Reservar refrigerado.
2 – Para preparar o molho, misturar todos os ingredientes e bater com um fouet. Reservar.
3 – Cortar o pão sírio em tiras não muito finas, separar as duas bandas, regar com azeite e levar ao forno até ficar crocante. Reservar.
4 – Cortar o queijo Feta em 8 pedaços, pincelar com azeite. Aquecer bem uma frigideira anti-aderente e grelhar os pedaços de queijo, cerca de 2 minutos de cada lado.
5 – Servir o queijo quente sobre a salada de tomates com um bouquet alface ao lado. Colocar 2-3 azeitonas em cada prato, regar as folhas com o molho e decorar com as torradas de pão sírio.

*Feta é um queijo de origem grega, branco e firme, com uma textura esfarelada e um sabor suave e salgado. Tem baixos níveis de gordura. É produzido com leite de cabra e/ou de ovelha, prensado e conservado em salmoura.

Um comentário:

Wagner Silva disse...

Olá,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

Wagner Silva
Tuasreceitas.com.br